sábado, 22 de maio de 2010

Acidente com cães , quais são os motivos ?


Esse breve resumo têm por finalidade alertar as pessoas para os possíveis motivos que levam alguns cães a se tornarem agressivos.Tenho observado que o conflito pela falta de conhecimento na área cinotécnica ( manejo,educação, socialização, treinamento etc..), são os príncipais fatores que potencializam as chances de ocorrer acidente envolvendo agressividade canina.Com isso as raças ditas como agressivas são as que mais sofrem ,porém desvios comportamentais relacionados a agressão pode acontecer com outras raças dependendo do seu temperamento e manejo.Um exemplo disso é o fato de encontrarmos alguns exemplares de raças "tranquilas" com problemas de agressividade.Comportamentos operantes e respondentes são os responsáveis pela ação do cão ( movimento/comportamento), esses são princípios da psicologia comportamental aplicada que não deve ser deixado de lado durante os ensinamentos ou estaremos fadados ao fracasso no treinamento de nosso cão, ainda existem outros principios da psicologia que não foram citados porém fazem parte do cotiano de todo ser vivo.Em relação aos proprietários , acredito que o fato de não acreditarem no potencial ofensivo de seus cães, humaniza-lós no momento inoportuno e não possuir na maior parte das vezes emocional suficiente para adotar determinadas condutas ,acabam contribuindo de forma involuntária para agravar o problema.Tomemos como exemplo a restrição de liberade temporaria ou ignorar o cão ( comportamento) ,isso com o intuito de resolver um proplema qualquer por vezes coisas simples como essas são extremamente complicadas para um dono de cão realizar, agora imaginem controlar um cão de 40,50 KG em estado de agressão, lembrando que se a situação chegou a esse ponto a falha foi lá atrás.Também existem os cães que desenvolvem agressão por questões genéticas decorrente de seleção/criação de má qualidade, porém também podem ser controlados quando conduzidos da maneira correta apesar de ser mais um pouco mais complicado.
Fica como sugestão a posse responsável que é muito mais do que dar água e comida para o seu cão, conduza o seu cão com responsabilidade utilizando os equipamentos adequados para aquele indivíduo diminuindo assim os riscos de acidentes.leia também:

http://caosocial.blogspot.com/2010/02/manejo-x-motivacao-x-treinamento.html



3 comentários:

RUFUS FLORIAO E LIZ FLORA disse...

eu moro em Búzios e estou aqui depois de um dia lindissimo, mas veja só, lugar lindo, mas com um imposto altissimo, hoje cedo minha amada com meus cachorrinhos tambem amado, os bichons frissés, um inclusive é personag em de minha coluna no jornal primeira hora, o Rufus, pois bem estavam os tres amados andando na rua de minha casa na Ferradura, quando passou um triciclo motorizado com um superman e seus dois super cães.
Os super foram para cima de meus microcaes e a minha amada, segurou a pequenina e levou-a ao colo, os super cães empinaram e atingiram a minha amada, amada mais amada, e ela se feriu, tendo como se diz no jargão policial ¨escoriações médias¨. O machão se foi, e logo eu cheguei e sabendo do fato disse a minha mulher: com esse triciclo vermelho sera facil acharmos o super machão.
Ao chegarmos na praia da Ferradura quem estava lá, ELE, mas ja havia deixados os cachorrões em casa. Estendi os braços como em Brasilia e ele parou a super maquina, antes de dizer alguma coisa ele disse logo: te conheço, voce é o Eduardo do jornal, legal, eu disse: o que não esta legal foi a minha nulher ter se machucado pelos seus cães.
Ele disse: nada disso meus cach orros nunca fizeram nada com ninguem> Minha mulher ficou danada com os seios marcados e já o eram marcados anteriormente pels retirada de nodulos fatais e brabeios, então ela disse a ele: vá tomar banho. Sabe o que aconteceu Cora, o rapaz, de sunga, sem camisa, de moto sem capacete, de cães sem coleira, de moto sem placa. Esse exemplo de rapaz disse: OLHE COMO FALA, EU SOU UMA AUTORIDADE, EU SOU UM MAGISTRADO.
Quando ele falou isso eu fiquei sabendo quem era ele, até então para mim era um garotão motoqueiro zoando por Búzios, mas não, era um brilhante advogado investido na função de magistrado. É mole? , e ainda mais socio do filho de um amigo de longa data. Fiquei no maior pepino, mas como pai é pai, magistrado é magistrado, MAS A NOSSA MULHER, é única.
Toda vez que ela é vítima da vida, me lembro da Casa de Saúde São José, quando ela ao sair na maca em direção a sala de cirurgia para tirar um cancer do intestino, eu chorando e ela me con solando dando um riso e me dizendo: ¨não chore, vai dar tudo certo¨
Registramos ocorrencia, fizemos exame de corpo de delito e vamos até onde der para fazer como dizem; PASSAR O BRASIL A LIMPO.
Por isso minha amiga Cora, curta o seu nublado que aqui no



Miniaturas de Anexos Vídeos detectados neste e-mail Baixar todos os anexos Todos os anexos Só multimídias Só documentos Só executáveis Outros Todas as mídias embutidas neste email Exibir todas as fotos (slideshow)

Atenção: anexos podem danificar e expor seu computador a riscos. Saiba mais.

Carlos disse...

Pois é meu amigo, infelizmente a cinofilia Brasileira não progrediu da forma que deveria.No meu entender donos de cães deveriam passar por um curso de condutores de cães após o cão ser treinado.Visando instruir pessoas dos procedimentos técnicos que devem ser adotados ao conduzir cães e o que fazer para prevenir acidentes além da ação corretiva se o acidente vir a ocorrer. O seu caso infelizmente e mais um de muitos, que poderiam ser evitados pelos seus proprietários se instruídos da forma correta e responsabilizados pelos seus atos.Lhe desejo boa sorte no caso.

RUFUS FLORIAO E LIZ FLORA disse...

agradeço muito o carinho comigo, mas acho que o ser humano está precisando de (HUMANIDADE) NO SEU TODO. NA SUA EXC~ENCIA.
isto foi imprudencia de um magistrado homem que faz cunprir a lei.
HOJE MAIS DO QUE NUNCA EU TENHO CERTEZA QUE A LEI FOI FEITA PARA OS POBRES . OS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADES, ESTE MAGISTRADO ATÉ HOJE AINDA NÃO MOSTROU A CARTEIRA DE VACINAÇÃO. POR ISTO VOU LUTAR ATÉ AS ULTIMAS CONSEQUÊNCIAS, ISTO NÃO PODE ACONTECER

Competições

Competições
Troféus e medalhas da Cão Social

Como vivem os cães na Suíça

por Patricia Uellendahl (Zurich)

Os cães aqui na Suíça têm uma vida bem diferente dos cães no Brasil. Aqui não existe vira-lata passeando pelas ruas. Todos os proprietários de cães devem registrá-los (acima de 6 meses de idade) e pagar uma taxa de Sfr. 100 (francos suíços) por ano (mais ou menos R$ 140,00). Essa taxa é chamada de "Hundesteuer", "Imposto de cão".

Todos os cães recebem um número de registro gravado em uma medalha. Isso ajuda a localizá-los no caso de perda. O registro dos cães é feito na polícia local que localiza o dono do animal perdido através do cadastro. Periodicamente, a polícia oferece aos proprietários de cães, cursos como cuidados, treinamento, etc..

Na Alemanha, há um programa na tevê, duas vezes por mês, que mostra todos os cães recolhidos nas ruas, para quem quiser adotá-los.

O preço para a compra de um cãozinho varia de Sfr 100 a Sfr 2000. O custo mensal para a manutenção de um cão médio aqui na Suíça é cerca de Sfr 30.00 a Sfr 40.00. A vacinação é obrigatória e custa entre Sfr 20.00 e Sfr 30.00. Uma visita ao veterinário pode custar Sfr 60.00 por consulta.

Conseguir um apartamento que permita cães não é nada fácil, pois a maioria dos proprietários não aceita animais de estimação em suas residências. Normalmente, os contratos de aluguel mencionam se os cães são permitidos ou não. Durante viagens, há vários lugares onde você pode deixar seu animalzinho de estimação. Aqui há vários pet-hotels e a diária custa em torno de Sfr 20,00 e Sfr 30.00 (sem alimentação). Eu, particularmente, conheço um casal que deixa seu cão nos Alpes. Nesse hotel onde a cadela passa as "férias", há um pequeno rio e no inverno ela brinca na neve.

Aqui na Suíça, cães são permitidos em praticamente todos os lugares: aeroportos, restaurantes, bares, trens, ônibus. Nos trens, ônibus e bondes há bilhetes para cães, que pagam meia tarifa. Há até um cartão de descontos para cães (igual ao cartão de descontos para as pessoas) chamado Hundeabonament. Esse cartão permite que o cão pague meia tarifa em todos os meios de transporte.

Os cães aqui são tratados como animais e não como seres humanos. Eles não usam de maneira alguma roupinhas, sapatinhos, chapeuzinhos, lacinhos. Mesmo em dias de chuva forte, neve ou temperaturas abaixo de zero os donos não colocam roupas em seus cães. Quando mencionei que colocava roupa no meu cão no Brasil, as pessoas acharam um absurdo!


As raças mais comuns na Suíça são os Sennenhund, cães típicos do cantão de Berna e Apenzeler. Sennenhund significa em inglês: dog of the alpine pastures (ou cão dos pastos alpinos).

Os São Bernados não são tão comuns como pensamos. Apesar de serem o símbolo dos Alpes Suíços, poucas pessoas possuem esse cão, pois eles são caros e necessitam de espaço. Outras raças bastante comuns são: Labrador, Golden Retriever e o West Highland White Terrier.

O mais interessante por aqui é que em todos os parques e áreas verdes existem "lixos" chamado Robidog. São caixas metálicas como lixos, com sacos plásticos para que os proprietários apanhem a caca de seus cães.

Uma outra curiosidade: aqui em Zurich há vários bebedouros em diferentes formas e a maioria deles tem uma parte baixa para os cães.
Vida de cão...
www.vidadecao.com.br

Restaurante para cães

Os apresentadores da Band, Patrícia Maldonado e Gilberto Barros, apaixonados por seus bichinhos de estimação, foram conhecer um restaurante que é, literalmente, "bom pra cachorro".

Localizado em São Paulo, o Passaparola é uma mistura de bar e pizzaria. Mas, o restaurante tem um grande diferencial: nesse local, os visitantes caninos não só têm entrada livre, como também um cardápio especial para o refinado paladar, com versões italianas de rações especiais.

Em um encontro descontraído, Patrícia e Gilberto conheceram essa novidade e aproveitaram a oportunidade para colocar o assunto em dia. Acompanhados de seus melhores amigos, a yorkshire Laika e a buldogue Bora, os dois falaram sobre a carreira, hobbys, emoções, sonhos e amigos. O encontro ainda rendeu uma pontinha de Patrícia no quadro "Contra o Relógio", do programa A Grande Chance, com Gilberto Barros.

A matéria vai ao ar nesta terça (23/10), no programa Atualíssima.

Kaila e Heros

Kaila e Heros
Olá ,nós somos a Kaila e o Heros

Kisi

Kisi
Oi meu nome é Kisi sou sobrinha da minha tia Claudia

Dunga

Dunga
O caçula da escola !

Iane

Iane

Troglo

Troglo

amigos inseparáveis

amigos inseparáveis
Fly e Soter curtindo um final de tarde na praia

vigilante rodoviário

vigilante rodoviário
Para os que são da época, e também para os que não são vale a pena matar a saudade, do nosso lendário amigo da série Vigilante Rodoviário e seu fiel amigo e parceiro " lobo". A sua participação na caominhada 2007 da tv tribuna foi um sucesso, trajado a carater e com a sua viatura que ainda mantêm todas as caracteristicas da época da série.Muito legal mesmo e como voltar no tempo.

Visita do vigilante rodoviário em Santos

Iane

Iane

Caominhada 2008

Mais uma vez a caominhada foi um sucesso milhares de pessoas e seus amigos de 4 patas deixaram suas casas em uma manhã de domingo para fazer novas amigos e praticar a posse responsável. Parabêns a todos os participantes e organizadores,ah não esqueçam que em 27 de julho a cidade de São Vicente também estara realizando a sua caominhada, a saída será às 10 horas na Praça Heróis de 32 e a chegada na Praça Tom Jobim não percam !!!

Caominhada 2008

Caominhada 2008