São muitos os motivos e benefícios quando utilizamos o treinamento com a caixa de transporte.
Vejam alguns:
- Privacidade, existes momentos do dia que os cães necessitam de tranquilidade
- Segurança nas viagens
- Controle e motivação nas aulas de obediência
- Controle de cães com hábitos destrutivos
- Adaptação a novos ambientes
Tenhamos como exemplo os comportamentos eliminativos. Para ensinar o cão a realizar as necessidade em um local específico com mais eficiência podemos utilizar de uma limitação temporária do seu cão na caixa, pois, isso inibe fortemente o ato de urinar e defecar por um motivo lógico, os cães tirando raras exceções são animais muito limpos e nunca querem estar próximos aos seu dejetos, tirando proveito disso usaremos a oportunidade assim que o liberarmos da caixa o conduziremos para o local adequado para as suas necessidades fisiológicas, isso cria um ambiente favorável para educação.
Utilizar a caixa é muita mais eficiente do que limitar o cão por longos períodos em áreas de serviço ou cômodos da casa,pois ainda assim ele pode aliviar-se em um canto da área e dormir em outro.Isso também não quer dizer que o cão não possa a vir a sujar a caixa, porém quando isso ocorre o que é muito difícil, normalmente foi devido ao fato do cão estar doente ou ter ficado confinado por muito tempo sem ter tido a oportunidade de aliviar-se antes.
A CAIXA IDEAL
Essa deve ter um tamanho adequado ao seu cão, de forma que o cão possa ficar em pé e dar uma volta sem ter um excesso de liberdade.
Qualidade esse é outro ponto importante a caixa deve ser fácil de desmontar e ter bons trincos , afinal de contas não queremos ter surpresas desagradáveis.
ADAPTANDO O CÃO A CAIXA
Como todo o equipamento a caixa deve ser apresentada ao cão da melhor forma possível, de uma forma gradual e tranquila tenha paciência com o cão e seja consistente.
Nos primeiros dias simplesmente deixe a caixa aberta, tomando o cuidado para prender a porta para que essa não bata e assuste o cão ,pois, não queremos associar a caixa à algo negativo.
O tempo de adaptação será o de cada cão levando em consideração a habilidade de quem está conduzindo o treinamento, felizmente até os mais arredios dos cães logo passam a amar ficar na caixa.Ofereça a sua alimentação dentro da caixa ou até mesmo petiscos, os colocando cada vez mais no fundo da caixa; não o force a entrar na caixa.Quando você perceber que o cão entra na caixa com uma certa frequência passe a fechar a porta por alguns segundo reforçando isso com agrado verbal, petiscos etc.Após isso libere novamente o cão.
Vá aumentando o tempo de permanência do cão na caixa juntamente com a sua ausência ex: um minuto, três minutos, dois minutos , cinco minutos, dez minutos e assim por diante além de continuar os reforços.
Quando atingirmos os 30 minutos o cão já estará pronto para permanecer períodos mais longos.
Observação:Alguns cães no início do treinamento podem choramingar dentro da caixa você não deve solta-ló nesse momento ou estrá transmitindo a informação errada.Para cães mais sensíveis o nível de estímulos positivos dentro da caixa devem ser altos.
DURANTE LONGOS PERÍODOS
Sempre que for necessária a permanência do cão por longos períodos na caixa como por exemplo: viagem, ou porque vai ficar sozinho e é destruidor antes disso o cão obrigatoriamente deve ter a oportunidade de urinar e defecar além de exercitar-se ( caminhadas intensa de no mínimo 30 minutos) .
Após o seu retorno o cão obrigatoriamente deve ser solto e conduzido para o local da caca a fim de realizar suas necessidades fisiológicas após isso pode ser solto no ambiente ou exercitar-se.
NOTA:Pode - se observar que todas as vezes em que o cão e liberado da caixa independente do tempo que ele ficou, vai demonstrar a necessidade de eliminação aproveitamos essa oportunidade para ensinar o exercício banheiro.
ENSINANDO O COMANDO
É bastante interessante ensinar um código ( comando) para relacionar com a caixa.A palavra utilizada pode ser a de escolha eu gosto de utilizar caixa ou canil.
Para ensinar basta apontar e comandar "CAIXA" sempre que ele estiver entrando não esquecendo do reforço positivo, como passar das repetições naturalmente o cão passará a adentrar a caixa.Se isso não ocorrer você poderá ajuda-ló fisicamente o conduzindo para dentro da caixa.Lembrando que o comando será introduzido quando o cão se demonstrar tranquilo quanto ao ato de entrar na caixa.
O QUE NÃO FAZER
- utilizar a caixa como instrumento de punição
- Prende-ló por longos períodos sem exercita-ló
- Importunar o cão na caixa
Se o treinamento for conduzido da forma correta você ficará surpreso de como o seu cão vai adorar a caixa e se sentirá seguro nela.
Por Carlos leite em 29/05/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário