sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pontos importantes no adestramento de um cão

Todos os cães como nos seres humanos têm a sua individualidade, mesmo dentro de uma mesma raça não existe indivíduos iguais parecidos sim, porém não iguais.Não podemos quer conseguir resultados expressivos de um fisiculturismo em uma competição de maratona, também não conseguiremos resultados iguais aos de um pastor Alemão com um São Bernado em uma prova de IPO III.Os cães podem apresentar respostas diferentes na apresentação de um mesmo estímulo seja ele positivo ou negativo.Uns podem aprendem mediante 20 repetições outros mediante 50,ou seja uns aprendem mais rápido outros mais devagar não podemos aferir a inteligência de um cão pela quantidade de repetições que ele precisou para aprender o comportamento cada animal têm o seu ritmo, quando fazemos isso acabamos por nos frustar com os resultados do trabalho. Demora na aprendizagem não quer dizer dificuldade todos sem distinção de raça aprendem o aprendizado esta mais ligado a fatores emocionais, ambientais e motivacionais.Por isso a importância da manipulação correta do filhote pois isso será a base para um trabalho com resultados sólido. Acredito que um dos fatores mais importante no treinamento de um cão seja o controle do ambiente,pois esse quando controlado a nosso favor pode facilitar e muito o treinamento do cão.Devemos propiciar aos cães um ambiente favorável para os acertos e não aos erros pois o processo de aprendizagem envolve erros, acertos mediante a apresentação de estímulos específicos para cada comportamento além e lógico de muito paciência.
por carlos leite em 29/11/2008 www.caosocial.com.br

domingo, 23 de novembro de 2008

1º Cão Policial de Santos


Comunico a V. S.ª meu grande amigo e mestre que atendendo ao chamado do nosso comandante senhor DEUS, tive que partir para uma nova missão.
Esclareço que por uma solicitação minha junto ao nosso CMT, essa partida para longe de você teria que se dar de um modo suave e sem dor , pois não gostaria de vê-lo sofrer.
Ingressei em um pelotão de elite onde existem cães como rin-tin-tin , lessie, Dick (canil central), Rambo (Santos) entre muitos outros.E isso se deu graças a você que em 1998, me transferiu do canil sul para Santos, para que eu entra-se para história como o 1ºCÃO POLICIAL DA BAIXADA SANTISTA.
Amigo, mande um abraço para aqueles que tive a honra em conhecer: Eli, Brito, Melo, Araújo , Magalhães, Fischer, Claudia, Rosane , Salgueiro, castellão, Geneci, Vieira, Nobre, Menezes, Fortunato, José Carlos, Jairo, Plácido, Sérgio, Cortês, Barreto e Andrade.Não se esquecendo da cachorrada Tyson, Ice, Rincon, Heros, S. Black, Thor, Navarro,Vampeta, Spaike, Max, Luck e as meninas Vick, Daniela, Selva e Frida.
E a você meu querido mestre muito obrigado pelos bons momentos, pelos flagrantes que juntos efetuamos , pelas crianças que alegramos nas centenas de demonstrações realizadas, pelos primeiros lugares em provas de adestramento, em fim fique bem e não se esqueça quando sentir falta desse seu amiogo "cabeçudo" me achara em nossas fotos na cachorrada que esta ensinando no canil e principalmente no meu aprendiz VAMPETA.
Agora tenho que ir mas não fique triste eu agora brilho como a luz de uma estrela junto do Pai e quando olhar para o meu box e o ver vazio pense que você apenas deu o comando de "PASSEAR" e assim um dia estaremos juntos novamente.FIQUE COM DEUS MEU BOM AMIGO POIS JAMAIS TE ESQUECEREI.



LOR OF KALAKAWA " ATHILA"
1ºCÃO POLICIAL DE SANTOS
autor c.vieira

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Seminário de "Faro de narcóticos"


O instrutor da Cão Social Sr.Carlos leite, durante os dias 14,15 e 16 de novembro frequentou o seminário de faro de narcóticos em uma unidade do Exército Brasileiro na cidade de Itú SP.Evento esse que teve a participação de Instituições de segurança pública de âmbito estadual e federal de diversas regiões do país.As instruções foram ministradas pelo Sr. Ricardo Alexandre Cazarotti referência nesse tipo de trabalho no País.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Siborg na Tv

João Pereira proprietário e instrutor do Canil Escola Siborg, que formou campeões e campeãs regionais, estaduais, nacionais, sul americanos e pan americanos, participou como júri técnico do quadro cachorrada no programa Domingão do Faustão.

João Pereira é adestrador de cães e fez parte do júri técnico do quadro que estreou nesse domingo, “Cachorrada”. Com certeza, o pessoal que gosta de cachorro ficou encantado com o que eles fizeram no palco e nós conversamos com o João nos bastidores para pegar umas dicas.

Logo de cara, temos uma boa notícia, se você mora em apartamento, seu condomínio permite cães, mas você não tem um porque acha que o animal vai ficar muito preso, o adestrador contradiz isso e afirma que cães podem viver em apartamento, sim. “Eu creio que qualquer apartamento é maior do que qualquer canil e do que qualquer corrente. De nada adianta ter uma grande mansão, se o cachorro fica preso. Por isso que, para mim, todo cachorro pode morar em apartamento, desde que ele tenha uma atividade”. João ainda diz que, independente do porte e da raça, é importante para o fisiológico e o psicológico do cãozinho que ele saia de casa. “O cachorro deve sair, pelo menos, 15 ou 20 minutos por dia, duas vezes ao dia. Assim como o homem, ele tem que sair para um ambiente fora do que ele está familiarizado. Ele tem que ver coisas novas, cheiros novos, conhecer outras paisagens. E isso não é só para ele passear, é que o outro ambiente tem muita influência em suas atividades fisiológicas. Ele precisa ter contato com isso para o organismo ter estímulos. Além disso, o cachorro que vive fechado fica meu neurótico e desconta desenvolvendo comportamento de stress, latindo, mordendo, roendo. E ele não vai saber a razão de estar stressado”.
Então, já sabe, você pode criar um cachorro onde quiser, mas precisa sempre respeitar as necessidades do cãozinho. globo.com

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Cão 'mais feio do mundo' morre nos EUA


O crestado chinês Gus, que em junho foi eleito "o cão mais feio do mundo", morreu na Flórida por complicações causadas por um câncer de pele, informou nesta segunda (10) o jornal "The St. Petersburg Times".Gus, que tinha 9 anos de idade, sofria de câncer de pele e vivia na cidade de Tampa. Ele tinha apenas um olho e três pernas - havia perdido um olho em uma briga, e teve uma perna amputada em decorrência de um tumor. Em junho, ele foi eleito "o cão mais feio do mundo" de 2008 em uma competição em Petaluma (Califórnia, EUA). Com o prêmio de US$1.600, seus donos pretendiam investir no tratamento de quimioterapia para o animal.
"Nós viemos de tão longe e estamos tão felizes que poderemos investir a vitória na radioterapia de Gus. Nós estamos extasiados", disse a dona de Gus, Jeanenne Teed, depois da vitória. O cão havia sido adotado pela família Teed há oito anos. Globo g1 em 10/11/2008

sábado, 8 de novembro de 2008

Cães podem 'ler emoções' como humanos, diz estudo

Cães domésticos podem ter a capacidade de avaliar as emoções humanas ao olhar para o rosto de uma pessoa da mesma forma que nós fazemos, de acordo com uma reportagem da revista New Scientist.

A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, e publicado na revista acadêmica Animal Cognition.

Segundo a reportagem da New Scientist, quando olhamos para um rosto que vemos pela primeira vez, temos a tendência de olhar primeiro à esquerda, para o lado direito do rosto da pessoa.

Isso só acontece quando olhamos para o rosto humano, e não para outros objetos. A revista diz que não há ainda uma explicação definitiva para isso, mas uma teoria é que o lado direito do rosto expressa melhor as emoções humanas.

Agora, o estudo dos pesquisadores britânicos afirma que os cães também têm o mesmo comportamento.

Rosto invertido

A equipe mostrou a 17 cães imagens de faces humanas, de cães e de macacos e também objetos inanimados.

Ao filmar os movimentos dos olhos e das cabeças dos animais, a equipe descobriu que, quando olhavam para o rosto humano, os cães também direcionavam o olhar à esquerda, para o lado direito da face.

O mesmo comportamento não foi verificado quando os cães olhavam para as outras imagens.

Segundo a reportagem, os pesquisadores sugerem que, depois de milhares de gerações de associação com os homens, os cães podem ter desenvolvido o comportamento como uma forma de identificar as emoções humanas.

No entanto, quando os cães olharam para um rosto invertido, com a testa para baixo, os animais ainda assim olhavam à esquerda. Já os seres humanos abandonam o comportamento quando estão diante da imagem de um rosto invertido.

Segundo a reportagem da New Scientist, os pesquisadores afirmam que isso não descarta a teoria de que os cães estão lendo as emoções humanas.

A explicação estaria no fato de que o lado direito do cérebro do cachorro - que processa informação do campo visual esquerdo - está melhor adaptado para interpretar a face humana e que os animais não teriam como adaptar isso.

Mistério

Ainda segundo a reportagem da New Scientist, trabalhos complementares realizados pelos pesquisadores britânicos concluíram que a tendência de olhar à esquerda entre os cães é muito mais forte quando se deparam com um rosto aparentemente bravo do que com um neutro ou feliz.

Mas nem todos pesquisadores estão convencidos de que o novo estudo oferece provas suficientes de que os cachorros podem, de fato, "ler" as emoções humanas.

O especialista Adam Miklosi, da Universidade Eotvos Loránd, em Budapeste, na Hungria, diz que o trabalho é interessante, mas que ainda é um mistério como os cães "entendem" o rosto humano.

"Os cães podem ser capazes de reconhecer o rosto do dono, mas não há evidência de que podem reconhecer a emoção facial humana", disse Miklosi à New Scientist.

© British Broadcasting Corporation 2006.


Cães "militares" ganham hospital de US$ 15 milhões nos EUA



Um hospital veterinário de US$ 15 milhões para militares de quatro patas foi inaugurado nesta semana na base da Força Aérea de Lackland, nos Estados Unidos. O local disponibiliza tratamentos médicos de ponta para cães feridos em combate.
Cães alocados nas Forças Armadas e na Administração de Segurança em Transporte são treinados na base para encontrar explosivos, drogas e minas. Cerca de 2.500 cachorros trabalham nas unidades militares atualmente e 750 estão em treinamento em Lackland. Como soldados e fuzileiros navais em combate, os cães são vítimas de ferimentos de guerra e sofrem com a rotina de testes físicos que garantem sua permanência segura na ativa.
Cães feridos no Iraque ou no Afeganistão recebem atendimento de emergência no campo de batalha e são enviados à Alemanha para cuidados posteriores. Se necessário, agora serão mandados para a base de Lackland, em San Antonio, para tratamentos mais avançados. Se a recuperação for completa, o cão pode voltar às áreas de combate.

Organizações Risul Editora Gráfica Ltda.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Vira-lata vira cão farejador após ser salvo da carrocinha

29/10/2008 - 14:47:51

Um cachorro vira-lata recolhido na carrocinha foi adotado e agora trabalha como cão farejador de narcóticos para a polícia de Polk, nos Estados Unidos.O xerife da cidade, John Maney, já tinha experiência em treinamento de cães e quando lhe foi negado um novo animal farejador, ele procurou a carrocinha.Após testes para verificar o medo, sinais de alerta e potencial de aprendizagem dos cachorros, o vira-lata Rezadu, de 11 meses, foi escolhido. Ele foi treinado durante 12 semanas e agora integra oficialmente a polícia dos Estados Unidos.

Da redação do clicabrasilia.com.br, com agências

Polícia britânica usa cães com câmeras no combate ao crime

A polícia do condado de Staffordshire, na região central da Inglaterra, utiliza cães especialmente treinados toda vez que vai investigar incidentes com armas de fogo.Os cachorros são equipados com câmeras de vídeo e atuam como olhos e ouvidos avançados dos policiais.A câmera e um transmissor colocados na cabeça do cachorro permitem que os policiais vejam a casa por dentro para que possam identificar possíveis perigos."Eles ajudam a equipe a traçar um plano de invasão de prédios e casas de maneira segura, sem expor os policiais ao perigo." diz o treinador de cães, Bob Smith.No momento a polícia de Staffordshire tem trinta cães, que foram treinados por trinta semanas.O treinamento para o uso das câmeras leva alguns meses a mais.Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

fonte : o globo

Clínica Siborg


Com certeza as teorias cientificas juntamente com a prática comprovam o porquê de muitas coisas, que em muitos momentos definimos como desobediência e que tentamos resolver com o famoso eu acho, termo esse que não deveria existir no vocabulário de um proprietário responsável ,comportamentalista ou treinador profissional, porém infelizmente o Brasil ainda encontra-se muito atrasado na cinofilia, formando treinadores que copiam a mecânica da coisa e sem o conhecimento do que ocorre com um cão a nível físico e emocional durante o treinamento .O que pode ser muito prejudicial no processo de condicionamento do cão.Esses princípios nos fazem refletir e muito sobre como manipular e conduzir o treinamento de um cão, pois esses princípios estão presentes a todos instantes na vida de um cão basta saber e querer enxerga-lós , evitando assim que o cão seja visto como um rótulo (raça) mais sim como uma espécie (canídeo) procurando enxergar não somente o seu exterior mais sim o seu interior, a sua alma o que em muitas das vezes é o mais importante e também difícil.Com certeza o melhor caminho é a ciência que nos embasa para a elaboração dos procedimentos adotados para cada cão. Um aprimoramento muito importante na área da psicologia comportamental aplicada. Parabéns a todos os participantes e sorte nos treinamentos para o mundial.
por carlos leite

Clínica Siborg (Reflexologia no treinamento de cães)

Atenção alunos Siborg ! Nós dias 01 e 02 de novembro no Canil Iron Dog em Itanhaém , será realizada a clínica de reflexologia no treinamento de cães, ministrada pelo Sr. João Pereira , diretor e instrutor do Canil Escola Siborg um dos mais premiados do Brasil em competições de adestramento.Oportunidade única na região para se ampliar os conhecimentos em um assunto muito complexo e que poucos têm o domínio.Presença confirmada de treinadores Brasileiros que participaram do Mundial de adestramento. Não percam !!

Obs:excepcionalmente a clínica será aberta para alunos que não sejam formados da Escola Siborg.

Informações www.siborg.com.br


Pais alugam cães para farejar drogas de filhos nos EUA

Uma empresa americana está alugando cães farejadores para que pais preocupados possam fazer uma "inspeção" no quarto dos filhos em busca de drogas.A empresa Sniff Dogs, com unidades nos Estados de Nova Jersey e Ohio, aluga os cães e seus tratadores por US$ 200 por hora.A dona da empresa, Debra Stone, disse à rede de televisão americana ABC que os cinco cães da Sniff Dogs têm um faro tão sensível que podem descobrir vários tipos diferentes de drogas, incluindo heroína, cocaína, metanfetamina e ecstasy.Os cães também seriam capazes de sentir cheiro de maconha a uma distância de cinco metros e traços da erva na roupa mesmo se a droga tiver sido fumada duas noites antes.Um dos cães, um pastor alemão chamado Ali, passou oito anos trabalhando na divisão de narcóticos da polícia americana antes de se aposentar e agora só se dedica ao trabalho na empresa.

Serviço discreto

A Sniff Dogs diz que oferece um serviço "discreto" e evita o desconforto dos pais que exigem que os filhos se submetam a um teste para comprovar que não usam drogas, já que os cães podem ser utilizados até mesmo sem o conhecimento dos jovens."A maioria dos jovens nega (que usa drogas), e aí o que você faz?", perguntou Pat Winterstein, uma das usuárias do serviço, à ABC. Ela tem três filhos, o mais jovem de 14 anos."Não saber é preocupante", diz a americana. "É bom saber que há algo que você pode fazer."Por outro lado, o psicólogo americano Neil Bernstein, autor do livro How to Keep Your Teen out of Trouble ("Como Manter o seu Adolescente Longe de Problemas", em tradução livre), adverte que o uso dos cães da Sniff Dogs pode ser invasivo demais e atrapalhar a relação entre pais e filhos."Quando os pais fazem isso, desgastam a confiança", afirmou Bernstein.O site da Sniff Dogs diz que o serviço pode também ser usado por empresários interessados em saber se seus funcionários estão usando drogas no local de trabalho.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

Competições

Competições
Troféus e medalhas da Cão Social

Como vivem os cães na Suíça

por Patricia Uellendahl (Zurich)

Os cães aqui na Suíça têm uma vida bem diferente dos cães no Brasil. Aqui não existe vira-lata passeando pelas ruas. Todos os proprietários de cães devem registrá-los (acima de 6 meses de idade) e pagar uma taxa de Sfr. 100 (francos suíços) por ano (mais ou menos R$ 140,00). Essa taxa é chamada de "Hundesteuer", "Imposto de cão".

Todos os cães recebem um número de registro gravado em uma medalha. Isso ajuda a localizá-los no caso de perda. O registro dos cães é feito na polícia local que localiza o dono do animal perdido através do cadastro. Periodicamente, a polícia oferece aos proprietários de cães, cursos como cuidados, treinamento, etc..

Na Alemanha, há um programa na tevê, duas vezes por mês, que mostra todos os cães recolhidos nas ruas, para quem quiser adotá-los.

O preço para a compra de um cãozinho varia de Sfr 100 a Sfr 2000. O custo mensal para a manutenção de um cão médio aqui na Suíça é cerca de Sfr 30.00 a Sfr 40.00. A vacinação é obrigatória e custa entre Sfr 20.00 e Sfr 30.00. Uma visita ao veterinário pode custar Sfr 60.00 por consulta.

Conseguir um apartamento que permita cães não é nada fácil, pois a maioria dos proprietários não aceita animais de estimação em suas residências. Normalmente, os contratos de aluguel mencionam se os cães são permitidos ou não. Durante viagens, há vários lugares onde você pode deixar seu animalzinho de estimação. Aqui há vários pet-hotels e a diária custa em torno de Sfr 20,00 e Sfr 30.00 (sem alimentação). Eu, particularmente, conheço um casal que deixa seu cão nos Alpes. Nesse hotel onde a cadela passa as "férias", há um pequeno rio e no inverno ela brinca na neve.

Aqui na Suíça, cães são permitidos em praticamente todos os lugares: aeroportos, restaurantes, bares, trens, ônibus. Nos trens, ônibus e bondes há bilhetes para cães, que pagam meia tarifa. Há até um cartão de descontos para cães (igual ao cartão de descontos para as pessoas) chamado Hundeabonament. Esse cartão permite que o cão pague meia tarifa em todos os meios de transporte.

Os cães aqui são tratados como animais e não como seres humanos. Eles não usam de maneira alguma roupinhas, sapatinhos, chapeuzinhos, lacinhos. Mesmo em dias de chuva forte, neve ou temperaturas abaixo de zero os donos não colocam roupas em seus cães. Quando mencionei que colocava roupa no meu cão no Brasil, as pessoas acharam um absurdo!


As raças mais comuns na Suíça são os Sennenhund, cães típicos do cantão de Berna e Apenzeler. Sennenhund significa em inglês: dog of the alpine pastures (ou cão dos pastos alpinos).

Os São Bernados não são tão comuns como pensamos. Apesar de serem o símbolo dos Alpes Suíços, poucas pessoas possuem esse cão, pois eles são caros e necessitam de espaço. Outras raças bastante comuns são: Labrador, Golden Retriever e o West Highland White Terrier.

O mais interessante por aqui é que em todos os parques e áreas verdes existem "lixos" chamado Robidog. São caixas metálicas como lixos, com sacos plásticos para que os proprietários apanhem a caca de seus cães.

Uma outra curiosidade: aqui em Zurich há vários bebedouros em diferentes formas e a maioria deles tem uma parte baixa para os cães.
Vida de cão...
www.vidadecao.com.br

Restaurante para cães

Os apresentadores da Band, Patrícia Maldonado e Gilberto Barros, apaixonados por seus bichinhos de estimação, foram conhecer um restaurante que é, literalmente, "bom pra cachorro".

Localizado em São Paulo, o Passaparola é uma mistura de bar e pizzaria. Mas, o restaurante tem um grande diferencial: nesse local, os visitantes caninos não só têm entrada livre, como também um cardápio especial para o refinado paladar, com versões italianas de rações especiais.

Em um encontro descontraído, Patrícia e Gilberto conheceram essa novidade e aproveitaram a oportunidade para colocar o assunto em dia. Acompanhados de seus melhores amigos, a yorkshire Laika e a buldogue Bora, os dois falaram sobre a carreira, hobbys, emoções, sonhos e amigos. O encontro ainda rendeu uma pontinha de Patrícia no quadro "Contra o Relógio", do programa A Grande Chance, com Gilberto Barros.

A matéria vai ao ar nesta terça (23/10), no programa Atualíssima.

Kaila e Heros

Kaila e Heros
Olá ,nós somos a Kaila e o Heros

Kisi

Kisi
Oi meu nome é Kisi sou sobrinha da minha tia Claudia

Dunga

Dunga
O caçula da escola !

Iane

Iane

Troglo

Troglo

amigos inseparáveis

amigos inseparáveis
Fly e Soter curtindo um final de tarde na praia

vigilante rodoviário

vigilante rodoviário
Para os que são da época, e também para os que não são vale a pena matar a saudade, do nosso lendário amigo da série Vigilante Rodoviário e seu fiel amigo e parceiro " lobo". A sua participação na caominhada 2007 da tv tribuna foi um sucesso, trajado a carater e com a sua viatura que ainda mantêm todas as caracteristicas da época da série.Muito legal mesmo e como voltar no tempo.

Visita do vigilante rodoviário em Santos

Iane

Iane

Caominhada 2008

Mais uma vez a caominhada foi um sucesso milhares de pessoas e seus amigos de 4 patas deixaram suas casas em uma manhã de domingo para fazer novas amigos e praticar a posse responsável. Parabêns a todos os participantes e organizadores,ah não esqueçam que em 27 de julho a cidade de São Vicente também estara realizando a sua caominhada, a saída será às 10 horas na Praça Heróis de 32 e a chegada na Praça Tom Jobim não percam !!!

Caominhada 2008

Caominhada 2008