Normalmente o tema gera discussões, divide opiniões causando discordância no desenvolvimento da aprendizagem de um cão.
E comum proprietário nos ligarem e dizer preciso adestrar o meu cão. Porém muitas das vezes percebemos que não se trata de adestramento em um primeiro momento e sim educação desse animal, sendo que essa é à base de toda a vida do cão. O adestrador esclarecido após uma breve entrevista com seu futuro cliente deve ter o conhecimento e ser ético para direcionar o melhor protocolo de ensino para o animal em questão.E muita das vezes devemos começar saciando suas necessidades e lhe propiciando atividades, pois, cães não nasceram para ficarem ociosos principalmente os de caça e trabalho.A transmissão dessas informações e muita das vezes o grande desafio do adestrador.
A fim de melhorar a compreensão do assunto vamos definir os temas:
Educação: Etimologicamente recorrendo aos dicionários de Língua Portuguesa Educar é Dar educação; ensinar 2. Doutrinar. 3. Criar e adestrar (animais) cultivar o espírito. Ou seja, a educação desenvolve no indivíduo, as suas capacidades mentais e físicas no que diz respeito às normas morais e de conduta no meio em que vive (sociedade).
Adestrar: ensinar, exercitar tornar destro ou perito. Podemos dizer que adestrar e treinar conceitos de forma específica. Ex; sentar , deitar...
Para facilitar o entendimento sobre a diferença sobre os dois conceitos tomemos como exemplo uma pessoa, podemos dizer que o produto final e a soma de seu potencial genético com a interação do meio em que se desenvolve.
Chegamos à conclusão que no ser humano, cão ou outro ser vivo, a sua condição genética exerce pouca influência na formação de sua personalidade. Muitos avanços foram feitos no estudo do comportamento das epecies, entretanto, a genética unicamente não pode responder o porquê um animal tem melhor desempenho do que outro gerado da mesma forma. Para termos uma idéia a performance de velocidade em um cavalo, 35 % e devido a sua genética e os outros 65% depende de manipulação ( treinamento e alimentação), ou seja condições do meio.
Uma criança desde que nasce começa a ser educada segundo os padrões culturais dos seus pais, através da experiência adquirida por estes e dos valores que defendem (condições do meio). Nos primeiros anos serão transmitidos conceitos os quais lhe permitirão viver na sociedade. Esses conceitos variam desde alimentar-se de forma correta, vestir-se, cultura das mais variadas ,comportar-se e se inter-relacionar com membros de sua espécie e de outras.Estamos tratando de educação.
Se isso e tão essencial e claro para nós porque não será pára nossos cães?Pois estão se relacionando a ciclos de desenvolvimento semelhantes ao de nossas crianças. Estão sendo integrados a uma nova sociedade a uma nova espécie a novos costumes. Eles não necessitam também de se socialização e Hierarquia ?
Não estamos obrigados a ensinar aos cães a comerem em horários pré estabelecidos, fazer as necessidades nos locais corretos, se comportar de forma correta diante de seres humanos, ser sociáveis com pessoas e membros de sua espécie, brincar sem machucar etc.? Isto é educação canina
Vejam que muitos aspectos se assemelham a educação dos seres humanos. O grande problema é que grande parte das pessoas ao adquirem um cão passam a humanizar os mesmos, imputando condições e responsabilidades humanas, o que é um grande erro.
Para convivermos em paz com nossos amigos peludos devemos fazer com que o adestramento e educação caminhem juntos. Andar ao lado, não pedir comida à mesa,sentar quando solicitado, não pular nas pessoas, ficar sob comando , deixar ser tocado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário