1ª Fase ( Tempo )
Devemos iniciar o adestramento do fica pelo tempo que o animal irá permanecer na posição, esse procedimento e necessário antes de qualquer outro.Os motivos que nos leva a isso é simples o cão têm que aprender a permanecer no local por X tempo e para isso sua musculatura deve ser adaptada para esse tipo de esforço.Um militar não se posiciona na posição de sentido ( imóvel ) por um longo período de tempo da noite para o dia ele recebeu um treinamento para isso.
Procedemos da seguinte maneira pegamos a recompensa que o cão mais gosta e posicionamos o cão na posição senta ou deita , mentalmente estabeleceremos um critério nesse caso (TEMPO), podemos começar com 5 a 10 segundos aumentando gradativamente até chegar a uma fração de tempo considerável.Lembrando que a liberação do cão será dada por nós , se no caso o cão estiver sendo treinado com o CLICKER no início fique ao seu lado e clique algumas vezes diminuindo a quantidade de cliques aos passar das sessões. No caso de não utilizar o clique após cada fração de tempo cumprida pelo cão diga ok e ofereça a recompensa. Obs: faça esse treino em posições variadas em frente ao cão, ao lado e atrás.
2ªFase ( Distrações)
Passada a fase acima entraremos na fase das distrações a qual irá solidificar o exercício,pois, de nada adianta o cão saber o exercício e quebrar a posição no mínimo de alteração no ambiente.
Partindo princípio de que o animal já permanece no local por algum tempo iremos adicionar as distrações de forma gradativa , podemos começar mexendo um de nossos braço, dando um passo lateral, dando um pequeno passo para trás,quicando uma bolinha ao chão.Conforme o cão for entendendo o exercício as dificuldades aumentam use a imaginação.Não esquecendo de recompensar o cão a cada permanência mediante as distrações.
3ªFase ( Distância )
Por fim após passar pelas fases descritas acima passamos a adicionar distância , sendo que após uma breve avaliação do seu cão você decidirá qual será ela , se os passos anteriores ficaram bem estabelecido podemos começar com um passos largo.Um detalhe muito importante a ser observado no treino da distância e o fato de que quando as distâncias ainda forem pequenas após a liberação o brinquedo deve ser lançado na direção do cão ou para trás dele, isso previne problemas do tipo o cão se antecipar para sair atrás da recompensa,porém, quando as distâncias forem maiores adotaremos como postura voltar até o cão para libera-ló.
Durante essa fase também pode ser inserida distrações.Bom no mais e treinar muito, além de ter a famosa paciência o que é fundamental cada cão tem o seu tempo trabalhe no tempo de seu cão.
Sessões curtas de treinamento trarão melhores resultados duas a três sessões diária de 5 a 10 minutos normalmente fluem muito bem.O mais importante sempre será a qualidade do treino e não a quantidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário