quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CONHECER COMPORTAMENTO CANINO PARA MELHOR ENTENDER SEU CÃO.

Comportamento Animal
CONHECER COMPORTAMENTO CANINO
CONHECER COMPORTAMENTO CANINO
PARA MELHOR ENTENDER SEU CÃO.
Conhecer à respeito de comportamento canino é saber bem seus sentidos, instintos, reflexos, suas necessidades, suas expressões faciais e corporais para uma melhor comunicação com seu cão.
Nenhum cão é igual ao outro, mas é desde os primeiros dias de sua vida, que começa naturalmente desenvolver uma série de comportamentos. Em princípio a chegada de um filhote em casa, é muito prazerosa para toda a família e todos querem relacionar-se e cuidar bem deste pequeno animal. Existe sempre a preocupação com relação à saúde, alimentação e o lugar adequado para o cão, mas nem sempre é previsto a educação do mesmo.
A educação visa estabelecer limites, respeitar e obedecer, portanto, a dedicação do dono é muito importante.
O instinto, é o impulso natural, involuntário, pelo qual os animais executam certos atos sem conhecer o fim ou o porquê desses atos. São reflexos não adquiridos e sim uma aptidão inata. Reflexo e instintos são o mesmo, ambos acontece em cadeia. Quando vemos uma reação (reflexo), então estamos vendo um instinto em atividade.
O instinto de CAÇA, é o impulso (vontade) de perseguir, abocanhar e transportar. Tudo que entra em movimento aguça o impulso da caça, por isso desde jovem, muitos filhotes já correm atrás de borboletas, moscas, galinhas, dos pés das pessoas, etc.. Esta reação (reflexo), lembra uma brincadeira, pois é muito prazerosa para o cão. O brinquedo que simboliza bem uma caça, por exemplo é uma bolinha, que ao soltar no chão, ela pula por algumas vezes, dando se a impressão de estar viva (caça).
O instinto de SOBREVIVÊNCIA, é o impulso de comida (comer para sobreviver), mas se estende também para outras situações, como por exemplo um cãozinho quando cai num lago, em geral já sai nadando, mesmo com dificuldade, mas, sem nunca ter passado por essa situação.
O instinto de DEFESA, é o impulso de defender-se, trata-se de uma reação diante do perigo. Uma vez diante do perigo, ele poderá defender-se fugindo ou defender-se atacando, dependendo da característica comportamental, como estabilidade emocional, sensibilidade, insegurança, firmeza e determinação. Podemos perceber este instinto, quando aproxima alguma pessoa estranha em seu habitat (quintal,canil,etc.), ou também quando está comendo e reage quando aproxima alguém bem próximo a sua comida (caça).
O instinto de PRESERVAÇÃO, é o impulso de acasalar, o cheiro da cadela no cio, atrai o instinto, que por sua vez responde naturalmente o ritual de aproximação e contato até a conclusão do acasalamento ( se a cadela estiver apta e aceitar o macho).
Os níveis dos instintos (mais alto ou mais baixo), juntamente com o nível de sensibilidade e nível de atividade, variam em uma escala muito grande, pois está ligado diretamente aos fatores hereditários (genético), e podem indicar o potencial e disposição para futuras funções que possam ser destinados a um indivíduo canino.
Em se tratando dos sentidos, sabemos que o mais desenvolvido é o sentido olfativo, por isso o cão cheira tudo pela frente, principalmente novos ambientes e novos seres (animais e humanos), parecendo uma atitude exploratória e que tudo depende do nariz, até mesmo para as necessidades fisiológicas, ou seja, primeiro cheira e depois urina ou defeca.
A comunicação se dá através de postura, gestos, atitudes e sons (comportamento). A leitura e interpretação das expressões, pode nos transmitir aspectos como, por exemplo, a estabilidade emocional, através da expressão facial, posição de orelhas, tensão muscular, posição e movimento da cauda, etc.. Uma expressão alegre, boca aberta, respirando naturalmente, junto com movimentos livres, calda solta e balançando, em geral é um comportamento favorável. Uma expressão séria, boca fechada, músculos tensos (sem movimento), calda imóvel, dorso com pelos levantados, podendo ou não acompanhar de rosnado, é um quadro desfavorável, o cão poderá reagir a qualquer momento.
Orisval Martins de Lara

Árbitro de provas oficias de adestramento.
Diretor de adestramento da APRO (associação Pta do Rottweiler)

Coordenador de adestramento do programa Domingão do Faustão.
Fonte: http://www.bionicao.com.br/paginas/coluna.php?colunas_id=16

domingo, 12 de dezembro de 2010

Oração dos Cães Policiais



SENHOR

DEUS de todas as criaturas escutai minhas orações
Nos condutores de cães policiais lhe pedimos:
Fazei que eu e meu cão sejamos etenarmente um;
Que eu seja fiel e companheiro a ele como ele é a mim.
Que eu possa confiar em meu cão em todas as missões, que nas invasões de casas penais nós sejamos a paz restauradora.
Que na loucura da turba nossa presença seja uniponente.
Que na guarda e proteção minha voz seja o gatilho e meu cão minha arma.
Que ao perseguirmos o inimigo nossa sombra seja seu temor.
Que na eminência da captura meu cão sinta o cheiro do medo da sua presa.
Que ele ache vidas onde nunca minha visão acharia.
Além de tudo SENHOR !
Que no conforto de nossa missão cumprida ,possamos ser sempre homem e cão.

Amém!
autor
Sd Pm PA D'Saulo do nascimento

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Agressão

Muitas pessoas acham muito engraçado quando o seu filhote de cão apresenta comportamentos agressivos , como por exemplo quando alguém chega perto de sua vasilha de comida.Isso em momento algum deve ser motivo de riso ou orgulho. Meu opinião pessoal e que as pessoas não conseguem enxergar seus cães com algum potencial agressivo.Um filhote com esse tipo de comportamento esta apresentando seus primeiros sinais de domínio, e existe uma grande chance de ser o cão do tipo que dominia a familia.Se for um cão de pequeno porte as chances de ocorrer grandes danos a uma pessoa são bem menores do que quando estamos falando de cães de médio grande porte,porém, nem por isso não devemos dar atenção ao problema.A maioria dos cães que mordem pessoas são animais de estimação e as vítimas conhecem os cães.Por que isso ocorre?
Basicamente cães precisam de um vida estruturada , pois o seus instintos assim o pedem além disso devem ter a sua posição hierarquica muito bem definida dentro da família, ou seja devemos nos tornar o líder , isso pode se dar de várias formas dependo de todo um contexto que pode variar desde o controle do ambiente ao domínio físico do cão.Cães são como uma panela de pressão com problema na válvula uma hora explode , e isso que ocorre com os cães , animais com grandes impulso predatórios/defesa , manejo de má qualidade e falta de atividade e disciplina mais cedo ou mais tarde será canalizado para algum lugar , devemos então atentar para que o cão tenha uma vida equilibrada o tornando física e emocionalmente saudável.Um trabalho de obediência básica sólido servirá como base para controlarmos o cão juntamente com outros procedimentos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

sábado, 14 de agosto de 2010

O que os proprietários precisam saber

Mudança de comportamento é o que a maioria dos proprietários de peludos espera. Porém o querer e esperar acontecer não basta, mudanças comportamentais se darão através da analise do comportamento, utilização de técnicas de condicionamento e leis da aprendizagem além de constância no trabalho. Resumindo para tratar problemas como: pular nas pessoas, latidos indevidos, mordidas dentre outros e necessário a criação de um protocolo de trabalho o qual deve ter critérios e objetivos reais e possíveis, esse protocolo deve ser seguido à risca e posto em prática pelo proprietário durante o cotidiano. Controlar o meio faz com que o animal passe adotar comportamentos que geram conseqüências, como por exemplo, o cão senta coloca-se o equipamento e sai para passear caso contrário à conseqüência será negativa (PN) retirada de algo que o cão quer essa e uma forma inteligente de mudar comportamentos sem a utilização de aversivos. Alguns compor amentos podem ser modificado em dias , outras semanas ou até meses dependendo do contexto geral da situação.Modificar um comportamento têm uma grande diferença de enfraquecer um comportamento.O enfraquecimento se utiliza do acréscimo de punições toda vez que o comportamento surge , um dos grande problemas desse processo e dosar o nível dessa punição, possuir emocional para aplica - lá e em alguns casos ter condições físicas para administrar essa punição logo se torna inviável como forma de trabalho a ser utilizado em uma residência onde temos crianças e idosos ou até mesmo pessoas sensíveis emocionalmente.Além do que "A punição serve para diminuir a probabilidade de um determinado comportamento ocorrer novamente no futuro" (Karen Pryor).Observamos na definição que diminui a probabilidade de ocorrer o comportamento e não extingue o comportamento.Já a utilização de técnicas positivas,linguagem corporal e princípios científicos serão mais eficientes e possibilitam a utilização por qualquer pessoa independente de sua condição física.O cão passa a ter controle das conseqüências do comportamento sem a presença do medo e insegurança causado por aversivos se tornando assim mais disposto a mudanças, além disso passa a ter um papel ativo e determinante na mudança comportamental bastando para nós capturarmos e reforçarmos o que queremos de uma forma positiva e sem traumas. As técnicas positivas fortalecem a relação entre cão e proprietário potencializando o aprendizado.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

conceitos

REFORÇO = Tudo o que reforça um comportamento, esse pode ser positivo ou negativo

REFORÇO POSITIVO = Algo que é adicionado para reforçar um comportamento

REFORÇO NEGATIVO = Algo que é removido com a intenção de reforçar um comportamento

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Evitando problemas

Existem várias maneiras/formas de se conquistar um cão e adquirir o seu respeito desde muito cedo e outras as quais achamos que conquistamos mais na realidade, estaremos criando conflitos que em um futuro próximo nos trará problemas.Ex: Filhote quer a sua comida proprietário espera que o cão se acalme , ( pare de pular , latir etc) nessa fração de segundo (timing) seria o momento ideal para oferecer o seu alimento dessa forma estaremos moldando o comportamento do cão de uma forma muito simples evitando o aparecimento de comportamentos indesejáveis , já que o seu meio de sobrevivência (alimento) estará em seu poder e você quem estabelece o critério para essa alimentação.A situação inversa o cão quer o seu alimento pula, morde etc.diante dos comportamentos apresentados pelo cão o dono fornece o alimento com a seguinte alegação tadinho ele esta fazendo isso porque esta faminto "pronto" a sua fraqueza emocional aliada ao reforço ( alimento fornecido no momento errado) , tende a fortalecer cada vez mais o comportamento de latir , morder, pular etc.Podendo ser ainda pior se o alimento é fornecido indiscriminadamente e possuo um cão com problemas de agressão em relação ao alimento.Desse momento em diante o proprietário passa a se tornar refém do seu cão ou seja o cão passa a ser o ativo e controlar o ambiente tornando o relacionamento conturbado.Para evitar que isso aconteça comece a educação de seu cão bem cedo de uma maneira corretaco . A fórmula e simples:
  • Forneça o alimento de forma ordenada.(após os bons comportamentos) principalmente se o seu cão demonstrar traços de dominância.
  • liberdade ( passeios), brincadeiras e atenção de uma forma planejada e limitada de acordo com o seu cão, logo seu bichinho terá um imenso prazer em interagir com você de uma forma mais respeitosa ,pois, você além de estar controlando o meio será uma fonte inesgotável de estímulos positivos.
  • Não fraqueje em colocar barreiras aos comportamentos inadequados isso em conjunto com os estímulos positivos ira potencializar o aprendizado direcionando o cão para o caminho somente dos acertos (coisas boas).
Independente de tamanho ou raça todos os cães e donos se beneficiam de um manejo adequado evitando assim transtornos futuros, formado um cão com uma educação exemplar.Obs: caso o seu cão esteja na fase adulta e apresentando comportamentos mais sérios que possam colocar em risco à integridade física de alguém procure ajuda de um profissional da área cinotécnica.

domingo, 27 de junho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

domingo, 13 de junho de 2010

Interessante


Kauê, o cachorro inteligente de Mirassol

o tem sintonia com dono


As habilidades desenvolvidas pelo labrador Kauê resultam da sintonia do cachorro com seus donos, de acordo com o adestrador João Pereira, dono da escola de adestramento Siborg, de Tanabi e adestrador há 35 anos. “Nenhum cão aprende sozinho. Existe um condicionamento para o comportamento dele, que é reforçado casualmente.” Pereira afirma que tudo o que o animal faz tem como objetivo conseguir a atenção do dono. “Ele interage em determinada situação e recebe uma resposta. A consequência da ação, se positiva, faz com que o cão interaja novamente”, diz. “É necessário uma sintonia entre os dois.


Essa sintonia deve estar ligada à rotina do proprietário. “A rotina do cão é a do seu dono.” Dessa forma, o animal percebe detalhadamente as ações e desejos das pessoas com quem convivem proximamente. “Eles aprendem coisas todo o dia, como onde podem entrar e sair ou latir”, diz. Cachorros da raça pinscher ou chihuahua sabem que seus donos vão sair cerca de uma hora antes de eles deixarem a casa. Por isso já começam a chorar.”

O comportamento do animal também pode se condicionar de forma negativa. “O animal pode desenvolver coisas boas, como no caso desse labrador que faz atividades em casa, como também ruins. Tudo é condicionado pelo comportamento e o vínculo que ele tem com o dono.”

Adestramento

Segundo Pereira, que trabalha com curso de formação comportamental e psicologia canina, o adestramento profissional é indicado em qualquer situação a todas as raças. “Um cachorro só se sente feliz quando está entrosado com o seu dono”, diz.

Geralmente, o adestramento leva cerca de 40 dias quando realizado com ajuda profissional. O condicionamento casual, como o caso de Kauê, pode demorar até um ano e tem mais chances de acontecer quando já está com a família desde filhote.

confira a materia completa no link abaixo

http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Cidades/4136,,Kaue,+o+cachorro+inteligente+de+Mirassol.aspx

sexta-feira, 11 de junho de 2010

sábado, 22 de maio de 2010

Acidente com cães , quais são os motivos ?


Esse breve resumo têm por finalidade alertar as pessoas para os possíveis motivos que levam alguns cães a se tornarem agressivos.Tenho observado que o conflito pela falta de conhecimento na área cinotécnica ( manejo,educação, socialização, treinamento etc..), são os príncipais fatores que potencializam as chances de ocorrer acidente envolvendo agressividade canina.Com isso as raças ditas como agressivas são as que mais sofrem ,porém desvios comportamentais relacionados a agressão pode acontecer com outras raças dependendo do seu temperamento e manejo.Um exemplo disso é o fato de encontrarmos alguns exemplares de raças "tranquilas" com problemas de agressividade.Comportamentos operantes e respondentes são os responsáveis pela ação do cão ( movimento/comportamento), esses são princípios da psicologia comportamental aplicada que não deve ser deixado de lado durante os ensinamentos ou estaremos fadados ao fracasso no treinamento de nosso cão, ainda existem outros principios da psicologia que não foram citados porém fazem parte do cotiano de todo ser vivo.Em relação aos proprietários , acredito que o fato de não acreditarem no potencial ofensivo de seus cães, humaniza-lós no momento inoportuno e não possuir na maior parte das vezes emocional suficiente para adotar determinadas condutas ,acabam contribuindo de forma involuntária para agravar o problema.Tomemos como exemplo a restrição de liberade temporaria ou ignorar o cão ( comportamento) ,isso com o intuito de resolver um proplema qualquer por vezes coisas simples como essas são extremamente complicadas para um dono de cão realizar, agora imaginem controlar um cão de 40,50 KG em estado de agressão, lembrando que se a situação chegou a esse ponto a falha foi lá atrás.Também existem os cães que desenvolvem agressão por questões genéticas decorrente de seleção/criação de má qualidade, porém também podem ser controlados quando conduzidos da maneira correta apesar de ser mais um pouco mais complicado.
Fica como sugestão a posse responsável que é muito mais do que dar água e comida para o seu cão, conduza o seu cão com responsabilidade utilizando os equipamentos adequados para aquele indivíduo diminuindo assim os riscos de acidentes.leia também:

http://caosocial.blogspot.com/2010/02/manejo-x-motivacao-x-treinamento.html



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Escada piano , motivando e divertindo !

O treinamento de um animal deve ser divertido e agradável para ambos, ou seja, para o animal e para o treinador. Para tanto devemos saber motiva-ló, para que isso ocorra devemos encontrar o instrumento motivador, ou devemos manejar o ambiente de forma que ele passe a gostar de algo.Achar que um cão ou pessoa execute o que queremos simplesmente pelo fato de que achamos que deve ser assim é um erro.Se você esta trabalhando com reforço positivo e não esta obtendo os resultados esperados com certeza o motivador não esta sendo adequado para o momento em questão.Então devemos descobrir diversos reforços para utilizar durante as sessões de treinamento.Médicos e educadores físicos estão sempre informando a seus pacientes e alunos sobre a importância da atividade física, muitas vezes sem sucesso, o mais engraçado é que para começarmos a realizar mais exercícios basta simples mudanças do nosso cotidiano como por exemplo utilizar escadas ao invés de utilizar o elevador, em deslocamentos curtos ir andando e não utilizar o veículo, a questão é o que me motivaria a fazer isso.Bom o ponto que eu quero chegar, é fazer com que as pessoas reflitam que para que realizemos mudanças dependemos de vontade própria ou motivada, nos animais não é diferente um cão pode ser motivado naturalmente por algo , ou deve estimulado para que se torne motivado, mas não possui a capacidade de alterar o seu comportamento simplesmente porque queremos devemos, conduzir esse cão para o caminho que queremos. Tomemos como exemplo o cão que salta nas pessoas devemos estabelecer um comportamento alternativo o senta por exemplo a fim de trocar com o de saltar assim o cenário ( recepcionar pessoas )será alterado tudo isso com muito critério e consistência.O vídeo abaixo ilustra muito bem a importância da motivação / diversão.Então porque não utilizamos esses princípios em nossos cães ?





segunda-feira, 10 de maio de 2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Manejo x Motivação x Treinamento

É muito comum escutarmos diversas formas e formulas mágicas de se treinar um cão.Particularmente não acredito nisso ,pois, estamos lhe dando com individualidades logo nem sempre todo procedimento dara certo para todos cães.Por isso a importância de se conhecer os princípios da psicologia comportamental, desta forma teremos ferramentas com fundamento científico para manipularmos o ambiente ao nosso favor em consequência disso teremos melhores resultados.Uma das coisas mais difíceis para donos de cães entenderem, é que o cão deve estar motivado para poder ter uma boa aprendizagem.Lembrando que estar motivado não têm nada a ver com recompensar o cão, existe uma confusão muito grande em relação a isso o que irá atrapalhar no adestramento.Motivar um cão ou ter um cão motivado é ter ou manter o ambiente em uma condição na qual o cão ou animal a ser treinado deseje executar o exercício.Recompensar é o simples ato de oferecer um reforço pelo feito do animal.
Portanto quando estamos falando em motivação estamos falando de manejo e vice versa .
Muitas vezes temos um rendimento abaixo do esperado ou comportamentos indesejavéis devido ao manejo incorreto do cão.Por esse motivo cães que atuam de uma forma profissional "competem" apresentam melhores resultados devido o correto manejo, é lógico que aliado a isso temos uma rigorosa seleção genética,porém , mesmo um cão com excelente condição genética quando desprovido de um correto manejo poderá perder grande parte de seu potencial , tirando raras exceções que são os cães acima da média.Em contra partida cães que não apresentam grandes qualidades naturais ( genéticas ) para desempenhar determinadas funções, podem ser potencializados através de um manejo realizado corretamente.E comum termos pessoas as quais criam cães ditos como de guarda e não atentam para esse detalhe e perdem todo o potencial de seu animal quando querem efetuar um treinamento para guarda e proteção por exemplo.
Acredito que basicamente existam quatro formas de se motivar um cão que podem ser subdivididas em natural e induzida são elas:
  1. motivação através de brinquedos
  2. motivação através de comida
  3. motivação através de elogios
  4. motivação através de reforço negativo
Como você ira utilizar ou seja combinar se for necessário as formas de motivar seu cão durante um treinamento, dependerá muito das condições físicas e emocionais do cão, o meio o qual ele esta, o vínculo de amizade com o cão e seu nível de habilidade no manuseio de cães.Método X ou Y de motivar no adestramento vai funcionar para uns e não para outros , isso quer dizer que a insistência em algo que não está funcionado está diretamente ligado a perda de tempo.Porém se você quer treinar o seu cão com comida é o mesmo não a aceita existe formas de manejo as quais o cão pode passar a aceitar a comida no treinamento, o mesmo pode ser feito com os brinquedos.Lembrando sempre que tudo se torna mais fácil quando o manejo e correto desde o início.Cães que naturalmente possuem um apetite voras e um grande ímpeto em perseguir e agarrar coisas como vassouras barras de calça panos de chão ... normalmente apresentam uma grande vantagem no adestramento quando essas qualidades são canalizadas de forma correta, ou seja com objetivo e técnica.Ou possuem uma tendência a apresentar problemas quando canalizados de forma errada, isso devido a sua grande capacidade de trabalho.
Por isso é fundamental o proprietário de cão independente de ser um cão residencial (Pet) , funcional ou esportivo comno os de schutzhund , agility , mondioring freestyle ter o minímo de conhecimento à respeito do assunto independente de treinar o seu cão ou não os benefícios serão muitos.Cães saciados de estimulações positivas ou dessensibilizados de estimulações ditas negativas terão muita dificuldade no condicionamento, mesmo adestradores bem esclarecidos terão dificuldades em encontrar estímulos positivos em uma limiar adequada para esses cães isso e muito comum em adestramento domiciliar onde normalmente o cão e desprovido de um manejo correto e passa a estar saciado física e emocionalmente além de na maioria das vezes não possuirem a correta socialização com pessoas e animais.
Um dos grandes segredos do adestramento é saber por quanto tempo treinar aquele indivíduo em particular , nunca treinar demasiadamente isso criara uma frustação a qual têm um efeito positivo no treinamento ou seja o gostinho de quero mais em consequência seu cão se manterá motivado.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

domingo, 10 de janeiro de 2010

Saciando as necessidades físicas de seu cão




Atenção, carinho, brincadeira,comunicação correta, abrigo, segurança, e alimentos são algumas das responsablidades que nós donos de cães temos com os nossos animais. Regras sobre como cumprimentar os outros, como entrar ou sair de casa, como andar em uma guia , onde dormir, onde fazer as necessidades, nisso somos especialistas, não faça isso eu quero que ele faça aquilo e ai por diante.Porém no meio de tudo isso existe uma janela que normalmente é esquecida e em alguns casos pode ser a solução de alguns problemas.
Cães independente da raça ou tamanho necessitam de atividade física e mental precisam ser estimulados nesses dois seguimentos para viverem de intensa e equilibrada ou seja de uma forma totalmente sadia.Alguns raças necessitam de mais atividade do que outras como por exemplo: Beagles, Pastores de malinois, Alemães,Labradores,Rottweilers,Border Collie entre outras raças.Não se engane achando que somente ensinando senta e deita o seu problema esta resolvido, isso é um dos ingrediente do bolo e como você não sabe o que fazer normalmente contrata alguém para isso.Porém a boa notícia e que a outra parte da receita você pode dar continuidade , e com isso além de estreitar os laços e conhecer melhor o seu cão você também estará em atividade o que é muito difícil para todos nós nessa correria do dia dia.Então como sugestão fica uma boa caminhada,trilhas ecológicas, uma corrida, andar de bike , atividade aquática, frisbee, brincar de bolinha ou o que sua imaginação permitir sempre respeitando as condiçoies físicas de seu animal e a sua é lógico.Uma consulta com seu médico veterinária seria o ideal.
Essa atividade desse ser de moderada para intensa com pequenas pausas para água e necessidades fisiológicas.Cabe a nós donos de cães devolver ou integrar esses animais temporariamente ao meio .Então vamos a luta ou melhor aos exercícios o seu agradece.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Neuroses

Como os seres humanos cães podem apresentar fobias.Alguns temem altura, alguns temem avião, alguns temem determinados animais.Cães não se tornam neuróticos em ambiente natural.Atrás de cada neurose iremos encontrar alguma inabilidade do cão para ser resolvida , ou seja um conflito o qual ele não consegue escapar sozinho.E cães sem atividades criados em pequenos canis sem atividade física e mental podem se tornar neuróticos.Tomemos como exemplo cães que correm em círculo, esses possuem grande nível de energia e se sente sufocado, prensado em seu canil de onde ele não pode escapar , assim ele começa a correr em circulos .Rapidamente ele estará correndo em um círculo tão grande quanto ele possa dentro do espaço disponível.Se essa neurose se tornar uma crença ele irá correr o seu pequeno círculo mesmo quando colocado em um campo de futebol.O treinamento de cão deveria ser tão livre de conflito quanto possível.Desviar o cão de um comportamento para outro gera conflito, impedi-ló de executar alguma coisa gera conflito.Tentar fazer o cão se comportar de forma contrária aos seus padrões naturais gera conflito.Cabe a nós ajudar o cão a gerir esses conflitos .Ou seja estaca quadrada não cabe em buraco redondo, da mesma forma que pastores belgas e borders collies não nasceram ficarem presos e ociosos, são cães extremamente pré disposto ao trabalho.Podemos causar neurose em um cão pelo simples fato de submeter o animal ( cobrar) um exercício o qual ele não conhece a nível de assimilação e perícia motora.Portanto saber ler o seu cão e fundamental para uma convivência harmoniosa.

Competições

Competições
Troféus e medalhas da Cão Social

Como vivem os cães na Suíça

por Patricia Uellendahl (Zurich)

Os cães aqui na Suíça têm uma vida bem diferente dos cães no Brasil. Aqui não existe vira-lata passeando pelas ruas. Todos os proprietários de cães devem registrá-los (acima de 6 meses de idade) e pagar uma taxa de Sfr. 100 (francos suíços) por ano (mais ou menos R$ 140,00). Essa taxa é chamada de "Hundesteuer", "Imposto de cão".

Todos os cães recebem um número de registro gravado em uma medalha. Isso ajuda a localizá-los no caso de perda. O registro dos cães é feito na polícia local que localiza o dono do animal perdido através do cadastro. Periodicamente, a polícia oferece aos proprietários de cães, cursos como cuidados, treinamento, etc..

Na Alemanha, há um programa na tevê, duas vezes por mês, que mostra todos os cães recolhidos nas ruas, para quem quiser adotá-los.

O preço para a compra de um cãozinho varia de Sfr 100 a Sfr 2000. O custo mensal para a manutenção de um cão médio aqui na Suíça é cerca de Sfr 30.00 a Sfr 40.00. A vacinação é obrigatória e custa entre Sfr 20.00 e Sfr 30.00. Uma visita ao veterinário pode custar Sfr 60.00 por consulta.

Conseguir um apartamento que permita cães não é nada fácil, pois a maioria dos proprietários não aceita animais de estimação em suas residências. Normalmente, os contratos de aluguel mencionam se os cães são permitidos ou não. Durante viagens, há vários lugares onde você pode deixar seu animalzinho de estimação. Aqui há vários pet-hotels e a diária custa em torno de Sfr 20,00 e Sfr 30.00 (sem alimentação). Eu, particularmente, conheço um casal que deixa seu cão nos Alpes. Nesse hotel onde a cadela passa as "férias", há um pequeno rio e no inverno ela brinca na neve.

Aqui na Suíça, cães são permitidos em praticamente todos os lugares: aeroportos, restaurantes, bares, trens, ônibus. Nos trens, ônibus e bondes há bilhetes para cães, que pagam meia tarifa. Há até um cartão de descontos para cães (igual ao cartão de descontos para as pessoas) chamado Hundeabonament. Esse cartão permite que o cão pague meia tarifa em todos os meios de transporte.

Os cães aqui são tratados como animais e não como seres humanos. Eles não usam de maneira alguma roupinhas, sapatinhos, chapeuzinhos, lacinhos. Mesmo em dias de chuva forte, neve ou temperaturas abaixo de zero os donos não colocam roupas em seus cães. Quando mencionei que colocava roupa no meu cão no Brasil, as pessoas acharam um absurdo!


As raças mais comuns na Suíça são os Sennenhund, cães típicos do cantão de Berna e Apenzeler. Sennenhund significa em inglês: dog of the alpine pastures (ou cão dos pastos alpinos).

Os São Bernados não são tão comuns como pensamos. Apesar de serem o símbolo dos Alpes Suíços, poucas pessoas possuem esse cão, pois eles são caros e necessitam de espaço. Outras raças bastante comuns são: Labrador, Golden Retriever e o West Highland White Terrier.

O mais interessante por aqui é que em todos os parques e áreas verdes existem "lixos" chamado Robidog. São caixas metálicas como lixos, com sacos plásticos para que os proprietários apanhem a caca de seus cães.

Uma outra curiosidade: aqui em Zurich há vários bebedouros em diferentes formas e a maioria deles tem uma parte baixa para os cães.
Vida de cão...
www.vidadecao.com.br

Restaurante para cães

Os apresentadores da Band, Patrícia Maldonado e Gilberto Barros, apaixonados por seus bichinhos de estimação, foram conhecer um restaurante que é, literalmente, "bom pra cachorro".

Localizado em São Paulo, o Passaparola é uma mistura de bar e pizzaria. Mas, o restaurante tem um grande diferencial: nesse local, os visitantes caninos não só têm entrada livre, como também um cardápio especial para o refinado paladar, com versões italianas de rações especiais.

Em um encontro descontraído, Patrícia e Gilberto conheceram essa novidade e aproveitaram a oportunidade para colocar o assunto em dia. Acompanhados de seus melhores amigos, a yorkshire Laika e a buldogue Bora, os dois falaram sobre a carreira, hobbys, emoções, sonhos e amigos. O encontro ainda rendeu uma pontinha de Patrícia no quadro "Contra o Relógio", do programa A Grande Chance, com Gilberto Barros.

A matéria vai ao ar nesta terça (23/10), no programa Atualíssima.

Kaila e Heros

Kaila e Heros
Olá ,nós somos a Kaila e o Heros

Kisi

Kisi
Oi meu nome é Kisi sou sobrinha da minha tia Claudia

Dunga

Dunga
O caçula da escola !

Iane

Iane

Troglo

Troglo

amigos inseparáveis

amigos inseparáveis
Fly e Soter curtindo um final de tarde na praia

vigilante rodoviário

vigilante rodoviário
Para os que são da época, e também para os que não são vale a pena matar a saudade, do nosso lendário amigo da série Vigilante Rodoviário e seu fiel amigo e parceiro " lobo". A sua participação na caominhada 2007 da tv tribuna foi um sucesso, trajado a carater e com a sua viatura que ainda mantêm todas as caracteristicas da época da série.Muito legal mesmo e como voltar no tempo.

Visita do vigilante rodoviário em Santos

Iane

Iane

Caominhada 2008

Mais uma vez a caominhada foi um sucesso milhares de pessoas e seus amigos de 4 patas deixaram suas casas em uma manhã de domingo para fazer novas amigos e praticar a posse responsável. Parabêns a todos os participantes e organizadores,ah não esqueçam que em 27 de julho a cidade de São Vicente também estara realizando a sua caominhada, a saída será às 10 horas na Praça Heróis de 32 e a chegada na Praça Tom Jobim não percam !!!

Caominhada 2008

Caominhada 2008