Kauê, o cachorro inteligente de Mirassol
As habilidades desenvolvidas pelo labrador Kauê resultam da sintonia do cachorro com seus donos, de acordo com o adestrador João Pereira, dono da escola de adestramento Siborg, de Tanabi e adestrador há 35 anos. “Nenhum cão aprende sozinho. Existe um condicionamento para o comportamento dele, que é reforçado casualmente.” Pereira afirma que tudo o que o animal faz tem como objetivo conseguir a atenção do dono. “Ele interage em determinada situação e recebe uma resposta. A consequência da ação, se positiva, faz com que o cão interaja novamente”, diz. “É necessário uma sintonia entre os dois.
Essa sintonia deve estar ligada à rotina do proprietário. “A rotina do cão é a do seu dono.” Dessa forma, o animal percebe detalhadamente as ações e desejos das pessoas com quem convivem proximamente. “Eles aprendem coisas todo o dia, como onde podem entrar e sair ou latir”, diz. Cachorros da raça pinscher ou chihuahua sabem que seus donos vão sair cerca de uma hora antes de eles deixarem a casa. Por isso já começam a chorar.”
O comportamento do animal também pode se condicionar de forma negativa. “O animal pode desenvolver coisas boas, como no caso desse labrador que faz atividades em casa, como também ruins. Tudo é condicionado pelo comportamento e o vínculo que ele tem com o dono.”
Adestramento
Segundo Pereira, que trabalha com curso de formação comportamental e psicologia canina, o adestramento profissional é indicado em qualquer situação a todas as raças. “Um cachorro só se sente feliz quando está entrosado com o seu dono”, diz.
Geralmente, o adestramento leva cerca de 40 dias quando realizado com ajuda profissional. O condicionamento casual, como o caso de Kauê, pode demorar até um ano e tem mais chances de acontecer quando já está com a família desde filhote.
confira a materia completa no link abaixo
http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Cidades/4136,,Kaue,+o+cachorro+inteligente+de+Mirassol.aspx |
Nenhum comentário:
Postar um comentário